quarta-feira, 2 de maio de 2012

Racionalismo, Empirismo e Criticismo

Racionalismo
O Racionalismo é uma doutrina que atribui à Razão humana a capacidade exclusiva de conhecer e de estabelecer a verdade.O racionalismo é baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, sustentados por um conhecimento a priori, ou seja, conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão. Para o racionalismo a razão é a fonte principal do conhecimento.
Entre os filósofos que assumiram uma perspectiva racionalista do conhecimento, destaca-se  René Descartes, sua filosofia segue a mesma que Platão e Sócrates, ter a razão como instrumento fundamental de conhecimento.

Empirismo
Para o empirismo a experiência é a fonte de todo o conhecimento, mas também o seu limite. Os empiristas negam a existência de ideias inatas, como defendiam Platão e Descartes. 
Os empiristas reservam para a razão a função de uma mera organização de dados da experiência sensível, sendo as ideias ou conceitos da razão simples cópias ou combinações de  dados provenientes da experiência. 
Entre os filosófos que assumiram uma perspectiva empirista destacam-se John Locke e David Hume 
Locke afirma que o conhecimento começa do particular para o geral, das impressões sensoriais para a razão. A mente humana é como uma “tábua rasa” que por meio da experiência intermediada pelos sentidos vão sendo geradas as ideias. Não há ideias nem princípios inatos. Nenhum ser humano por mais genial que seja é capaz de construir ou inventar ideias, e nem sequer é capaz de destruir as que existem.
Para Hume as ideias são resultados de uma reflexão das impressões (sensações) recebidas das experiências sensíveis. A imaginação permite-nos associar ideias simples entre si para formar ideias complexas. Qualquer ideia tem assim origem em impressões sensoriais. As impressões não nos dão a realidade, mas são a própria realidade. Por isso podemos dizer que as mesmas são verdadeiras ou falsas. As ideias só são verdadeiras se procederam de impressões. Neste sentido, todas aquelas que não correspondam a impressões sensíveis são falsas ou meras ficções, como é o caso das ideias de "substância espírito", "causalidade", pois não correspondem a algo que exista.



Criticismo

     Kant (1724-1804). Todo o conhecimento inicia-se com a experiência, mas este é organizado pelas estruturas a priori do sujeito. Segundo Kant  o conhecimento é a síntese do dado na nossa sensibilidade (fenômeno) e daquilo que o nosso entendimento produz por si (conceitos). O conhecimento nunca é pois, o conhecimento das coisas "em si", mas das coisas "em nós". 



Para Kant, a dualidade "Racionalismo - Empirismo" é superada por uma harmonia entre os sentidos e a razão. 



5 comentários:

  1. Valdete,
    O racionalismo é uma corrente filosófica que afirma que todas as coisas possuem uma explicação inteligível. Os filósofos dessa doutrina afirmavam que o caminho para chegar à origem exata das coisas é o mundo da razão, a qual possui mais valor que o mundo sensível. Ao contrário do racionalismo, a corrente empirista não acredita no inatismo das idéias, mas sim que o homem adquiria conhecimento de acordo com sua vivência, ou seja, com as experiências intermediadas pelos sentidos. Os empiristas acreditavam que a razão era importante no processo de conhecimento, só que vinha em segundo lugar, atrás dos sentidos. A corrente criticista, desenvolvida pelo filósofo alemão Immanuel Kant, propunha a investigação dos fundamentos do conhecimento, repensando a filosofia para perguntar pela fonte do conhecimento, analisando o dogmatismo racionalista e o ceticismo empirista.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Marta...
    E Para o empirismo, todo o conhecimento tem origem na experiência.
    A mente elabora ideias complexas, algumas das quais podem ser falsas se não tiverem nenhuma impressão correspondente.
    Para Hume, ideias como a de Deus são complexas e provêm da capacidade combinatória da razão. Não tendo origem em nenhuma impressão, são ilusões e devem ser rejeitadas.
    Passa-se o mesmo com a ideia de causalidade que nos faz pensar que determinado fenômeno é provocado por outro, quando as nossas impressões apenas nos revelam que ocorrem um a seguir ao outro. Por esta razão, não podemos considerar que existe causalidade na Natureza.
    O empirismo de Hume é também um cepticismo moderado ou um probabilismo.

    ResponderExcluir
  3. Criticismo tem origem no alemão Kritizismus, representa em filosofia a posição metodológica própria do kantismo. Caracteriza-se por considerar que a análise critica da possibilidade da origem, do valor, das leis e dos limites do conhecimento racional constituem-se no ponto de partida da reflexão filosófica. Doutrina filosófica que tem como objeto o processo pelo qual se estrutura o conhecimento. Estabelecida pelo filósofo alemão Immanuel Kant, a partir das críticas ao empirismoe ao racionalismo.

    ResponderExcluir

ave

www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=653&dd99=pdf