segunda-feira, 7 de maio de 2012

Filosofia moderna

Filosofia Moderna é toda a filosofia que se desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX; começando pelo Renascimento e se estendendo até meados do século XX, mas a filosofia desenvolvida dentro desse período está fragmentada em vários subtópicos, e escolas de diferentes períodos, tais como:
         Filosofia da Renascença
         Filosofia do século XVII
         Filosofia do século XVIII
         Filosofia do século XIX

Filosofia da Renascença

A filosofia da Renascença justapondo-se à Reforma e à primeira era moderna. Entre os elementos característicos da Renascença filosófica são: a revivificação (Renascença significa "renascimento") da civilização clássica e da educação; um regresso parcial à autoridade de Platão substituindo a de Aristóteles, que havia dominado a filosofia medieval; e, entre alguns filósofos, o entusiasmo pelo oculto e Hermetismo.

Filosofia do Século XVII - Idade da Razão

A filosofia do século XVII no Ocidente é considerada como ponto de partida para a filosofia moderna, e como libertação do enfoque medieval, especialmente da escolástica. A comumente chamada de "Idade da Razão". Os Racionalistas admitiam que, em princípio (embora não na prática), todo o conhecimento pode ser adquirido, apenas, pelo poder da nossa razão; os Empiristas rejeitaram isto, acreditando que todo o conhecimento procede da experiência através dos sentidos, Assim os Racionalistas tomaram a matemática como o seu modelo do conhecimento, e os Empiristas, a física.

Filosofia do Século  XVIII - Iluminismo

O Iluminismo refere-se mais estreitamente ao movimento intelectual que situou a Razão como instrumento para a elaboração de um sistema consistente sobre estética, ética, governo, e lógica, permitindo aos filósofos obter conhecimentos objetivos sobre o universo. Os pensadores do Iluminismo argumentaram que a mesma espécie de pensamento sistemático poderia ser aplicado a todas as formas de atividade humana. 
07

filosofia do Século XIX - Romantismo 

Os trabalhos significativos de filósofos como Immanuel Kant e Jean-Jacque Rousseau influenciaram a nova geração de pensadores. O movimento conhecido como o Romantismo procurou combinar a racionalidade formal do passado, com um maior e mais imediato sentido emocional e orgânico do mundo. As idéias-chave que estimularam esta modificação foram a evolução. 
7

Filosofia do Século XX

O século XX trouxe consigo revoluções que acarretaram uma série de contraditórias alterações na base de conhecimentos e na validade de vários absolutos da própria filosofia. Com a demolição do pensamento clássico de certezas inquestionáveis e com novos problemas sociais, econômicos, científicos, éticos, e lógicos, a filosofia do século XX viu-se obrigada, em várias tentativas, a reformar, preservar, alterar, abolir, os limites previamente concebidos.

Um comentário:

  1. O empirismo revelou-se na filosofia grega sob a forma sensualista, elegendo como seus representantes Heráclito, Protágoras Epicuro. Na Idade Média seu mais significativo adepto foi Guilherme de Occam, que manifestou-s então por meio do nominalismo, cuja tese central é a não existência de conceitos abstratos e universais, mas apenas de termos ou nomes cujo sentido seria o de designar indivíduos revelados pela experiência.

    ResponderExcluir

ave

www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=653&dd99=pdf