quarta-feira, 9 de maio de 2012

Filosofia da Educação


A filosofia da educação é caracterizada como uma atividade reflexiva, que tem como objeto as reflexões feitas sobre os vários aspectos do processo educacional. A teoria educacional é uma atividade reflexiva, que tem por objeto básico a realidade educacional e não reflexões que tenham sido feitas sobre esta realidade, estas reflexões servirão de subsídios ao teórico da educação para que este elabore suas próprias conclusões, mas ele tem, basicamente, que "debruçar-se sobre a realidade educacional", para entendê-la, explicá-la, criticá-la e propor sua reformulação.
É tarefa da filosofia da educação contribuir para a intencionalização da prática educacional, a partir de sua própria construção em ato, como presença atuante na sociedade. Intencionalizar a prática educacional é dar-lhe condições para que se realize como práxis, como ação pautada num sentido, como ação pensada, refletida, apoiada em significações construídas, explicitadas e assumidas pelos sujeitos envolvidos.
A filosofia da educação cumpre um papel fundamental dentro da escola, enquanto detentora do processo educativo. Em termos educacionais ela tem uma urgente e grandiosa missão a desempenhar em nossas escolas, a tarefa de atiçar o senso crítico nos que lidam com a educação, que implica a superação das concepções ingênuas e superficiais da realidade que os cercam.
Como dizia Paulo Freire, não é possível um compromisso verdadeiro com a realidade, e com os homens concretos que nelas e com elas estão se desta realidade e destes homens se tem uma visão ingênua. Não é possível um compromisso autêntico, se àquele que se julga comprometido à realidade se apresenta como algo dado estático e imutável. 
Em fim, a filosofia da educação, além de conduzir a educação para uma auto-reflexão, tem a função libertadora e dá à educação os meios necessários para fortalecimento, crescimento, desvendamento e construção do sentido da educação no contexto do sentido da existência humana, em sua totalidade, levando os educandos à autonomia, função evidente da educação.  Cabe a nos a tarefa de buscar novos paradigmas para uma compreensão mais adequada da realidade e para a renovação da educação.

Fonte: Filosofia da Educação (JARDIM, BORGES FREITAS at al, 2011)

2 comentários:

  1. Olá,
    Gostei muito do seu blog, os temas estão bem abordados e permitem uma leitura agradável e chamativa. Parabéns!

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  2. A filosofia da educação, as duas grandes linhas mestras na pedagogia coincidem com essa dupla etimologia. Há uma pedagogia que acredita que a educação se realiza como uma maneira de tornar o aprendiz aquele que assimila regras que não são suas, mas que passarão a ser suas e que, por isso mesmo, o tornarão uma pessoa educada. Há uma outra pedagogia que entende a educação como uma maneira de tornao aprendiz capaz de forjar suas próprias regras e, tendo isso ocorrido, ele pode se
    considerar uma pessoa educada.

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ave

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